sexta-feira, 28 de outubro de 2011

ITAIM PAULISTA

Sobre o Itaim Paulista

bairro do Itaim Paulista


Itaim Paulista é um distrito situado no extremo leste do município brasileiro de São Paulo, no estado de São Paulo. O nome Itaim vem do Tupi-Guarani e significa pedra pequena.

É no Bairro Itaim Paulista que se encontra a parte sul da Estação Itaim Paulista e a Estação Jardim Romano (sendo a parte norte dessas estações pertencentes ao Distrito de Jardim Helena) da linha 12 da CPTM. Tem saídas para o município de Itaquaquecetuba através da Avenida Marechal Tito, Ferraz de Vasconcelos pela Rua Tibúrcio de Sousa ou Rua Itajuibe, e Poá por uma ponte que passa sobre o córrego Três Pontes. É habitado essencialmente por migrantes nordestinos (notadamente baianos e pernambucanos), com lojas, bancos, varejos, atacados, shopping, supermercados, hospitais e postos de saúde. Há uma forte presença de evangélicos pentecostais nos bairros ao redor, contando também com uma considerável população católica. Apresenta divergências sócioeconômicas, mas possui ruas asfaltadas, e tem um bom saneamento básico. Nos últimos anos ocorreu a inauguração do Shopping Itaim Paulista e do Hospital Geral de Itaim Paulista.

Emancipação do Itaim Paulista e suas causas

Na década de 70 do século passado, a prefeitura tinha necessidade de descentralizar a sua administração, com isso, foram criadas as administrações regionais. A administração regional de São Miguel Paulista era responsável também pelo Itaim Paulista, só que a prioridade era o bairro de São Miguel Paulista e regiões próximas ao centro comercial. Na distribuição de orçamento das adminstrações regionais pela prefeitura era considerado o montante populacional da região. Como o bairro do Itaim Paulista engrossava a população da administração regional de São Miguel Paulista, a verba era sempre a terceira maior de toda a cidade. Os investimentos ficavam sempre no bairro vizinho, o Itaim Paulista era considerado apenas um número favorável a esse bairro.
No dia 19 de maio de 1980, o Itaim Paulista foi emancipado, e a verba da prefeitura passou a vir diretamente para o Itaim Paulista, beneficiando a população local.

Demografia

O instituto Datafolha realizou uma pesquisa em agosto de 2008 para traçar o perfil dos habitantes do Itaim Paulista. De acordo com a pesquisa, a maioria dos habitantes (51%) é mulher. A região não possui uma maioria étnica, sendo que 38% de seus habitantes são negros, 36% são brancos e 21 são pardos.
Em relação ao nível de escolaridade, 46% possui Ensino Fundamental completo, contra 45% que possui Ensino Médio e 10% que possui Ensino Superior. A vasta maioria da população (67%) é da classe C, seguida pela classe B (22%), classe D (9%) e as classes A e E (1% cada). 52% são católicos, 24% são evangélicos e 12 não possuem religião.
A região possui 44.026 residências. Mais de 7.700 de seus moradores residem em favelas. Há ainda 12 moradores de rua no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário